segunda-feira, 20 de outubro de 2008

UM PEQUENO GESTO QUE RESULTA NUMA COISA MARAVILHOSA


Água… Uma molécula constituída por três átomos, dos quais dois são do mesmo elemento. A molécula é constituída por dois átomos de hidrogénio e uma de oxigénio.

A água é o elemento da Vida, sem ela o nosso Planeta seria como outros tantos que nos rodeiam, uma massa sólida constituída por várias camadas de matéria inorgânica, com movimento de rotação e translação e sem Seres Vivos a vaguear.

O planeta Terra tem Vida devido a existência de água no seu estado líquido. Qual será o motivo para os outros Planetas no nosso Sistema Solar não terem qualquer forma de Vida? Somente pelo facto de não terem todas as variáveis necessárias para tal fenómeno ser possível. Ou estão muito próximos do Sol e a água que possa ter existido se vaporizou, ou, pelo facto de estarem muito distantes do Sol e a água que possam conter, está no estado sólido.

Muitos outros factores possibilitaram a existência de matéria Viva na Terra, mas sem a variável anteriormente abordada, nada disto seria possível, não estaríamos “aqui” a falar das variadíssimas teorias sobre a “Origem da Vida”.

Temos que agradecer esta dádiva e respeita-la dia após dia.

Agora vamos passar a aspectos práticos. Todos nós temos a obrigação de respeitar um elemento tão Vital, todos nós temos que ser conscientes dos nossos actos no quotidiano, e colocar a mão na consciência pensando naquilo que podemos fazer para agradecer aos céus por termos ganho o “euromilhões”.

Eu, todos os dias respeito e valorizo o facto de ter ao meu alcance água potável. Vou dar uma pequena dica para todos poderem reduzir o consumo diário de água potável.

Muitas pessoas tem autoclismos antigos, com um sistema de descarga constante, que não pode ser regulado consoante a necessidade. Uma boa técnica para poupar, é colocar uma garrafa de plástico de 1,5 litros no autoclismo, o que fará com que, em cada descarga se poupe 1,5 litros do elixir da Vida.

Um agregado familiar de 4 pessoas, que faz 2 descargas diárias por pessoa, pode poupar nada mais, nada menos do que 4380 litros de água potável por ano. Em Portugal somos 10 milhões de habitantes…

4 comentários:

Joana Fernandes disse...

em minha casa fazemos o seguinte: a 1ª água do duche, aquela que ainda sai fria antes de nos metermos debaixo do chuveiro, é recolhida para um balde e utilizada para regar vasos, limpezas, etc...

Frederico Abreu disse...

Menina Joana gostei da técnica de poupança do recurso natural (água). Para ser sincero nunca me tinha passado pela cabeça mas vou passar a fazer o mesmo.

P.S. relativamente a técnica que abordei, devo acrescentar que é necessário encher a garrafa com areia e claro colocar no depósito do autoclismo ;-)

Anastácio Soberbo disse...

Olá, gosto do Blogue.
É bonito e bem feito.
Parabéns!
Saudações de,
Soberbo

Frederico Abreu disse...

Olá!

Agradeço a sua avaliação positiva do nosso blogue. Espero que passe por aqui mais vezes.

Aproveitei para dar uma vista de olhos no seu blogue e esta igualmente de parabéns. Adorei o Post “Maldito Mundo Este”. Um pouco chocante mas realista e comovente.