sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Saúde e Desporto!


O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre pessoas de todas as idades, em todo o mundo.
A Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece a grande importância da actividade física para a saúde física, mental e social, capacidade funcional e bem-estar de indivíduos e comunidades. Aponta para a necessidade de políticas e programas que levem em conta as necessidades e possibilidades das diferentes populações e sociedades, com o objectivo de integrar a actividade física ao dia-a-dia de todas as faixas de idades, incluindo mulheres, idosos, trabalhadores e portadores de deficiências, em todos os sectores sociais, especialmente na escola, no local de trabalho e nas comunidades.

O sedentarismo é hoje encarado como um factor de risco causador de doenças, com a mesma importância que o fumo e a alimentação errada. O estilo de vida sedentário é um factor de risco relevante para a enfermidade coronariana e para o acidente vascular, as principais causas de morte em todo o mundo. O risco de doença cardíaca para as pessoas menos activas pode ser o dobro, comparado às pessoas mais activas.

Ora, apesar de ja termos constatado que em Braga as infra-estruturas disponíveis para a prática de desporto são insuficientes e as que existem não estão em grandes condições de conservação, ainda assim, não nos devemos deixar travar ou usar isso como desculpa para o nosso sedentarismo.

Por isso apelo a todos os Bracarenses para que usem a sua imaginação para que consigam, nos seus curtos espaços de tempo de lazer, dedicar-se um pouco á prática de desporto e assim cuidar da sua saúde.

Aproveito também, para sublinhar a falta de qualquer política de fomento à pratica de desporto, por parte do actual executivo camarário...Talvez se estes, mais que qualquer outro bracarense, praticassem um pouco de desporto, e assim melhorassem as suas aptidões mentais, sociais e capacidade funcional, as coisas fossem um pouco diferentes, para melhor obviamente! Mas compreendo que isto não passa de um sonho... Pode ser que a realidade chegue em 2009! :)

Sem comentários: