Os Ecocentros são um local onde as pessoas podem depositar de uma forma gratuita, os seus velhos equipamentos eléctricos/electrónicos (electrodomésticos, computadores, entre outros), monstros (resíduos volumosos) e pneus.
No concelho de Braga, o único local onde se podem colocar esse tipo de resíduos, situa-se nas instalações da BRAVAL, empresa multimunicipal de valorização e tratamento de resíduos sólidos. Nas suas instalações todos os resíduos eléctricos e electrónicos são ou deveriam ser devidamente acondicionados e posteriormente enviados para destino apropriado, para aí se dar o desmantelamento e valorização de grande parte dos seus componentes, sendo eliminados somente as partes sem aproveitamento possível.
Quantas pessoas estarão devidamente informadas, relativamente a localização do Ecocentro que serve os cidadãos Bracarenses, e quais os resíduos que lá podem ser depositados?
Penso que a Empresa Multimunicipal BRAVAL, deveria divulgar de uma forma mais eficaz as suas potencialidades, enquanto sistema de recolhe, triagem e valorização de resíduos sólidos urbanos. Talvez assim, se pudessem evitar situações como aquela que podemos visualizar na imagem.
Aqui fica o local onde se devem colocar de uma forma responsável os resíduos eléctricos/electrónicos, monstros e pneus:
Localização da BRAVAL – Serra do Carvalho, Estrada Nacional 103 que liga Braga a Póvoa de Lanhoso, km 51.
Morada – Rua do Aterro, Freguesia de Covelas, Póvoa de Lanhoso.
Não se esqueça que aquilo que para si é lixo, pode ter valor para outras pessoas. Reutilizar sim! Atirar fora não!
1 comentário:
É óbvio que não me passa pela cabeça abandonar um desses monstros na beira da estrada, mas vamos ter algum bom-senso: quantos de nós têm pick-ups e estão na disposição de pegar no seu velho fogão e ir levá-lo à Serra do Carvalho, ou a qualquer outro local recôndito?
Assim não dá.
Enviar um comentário