quinta-feira, 18 de setembro de 2008

AS BICICLETAS PROVOCAM ELEVADOS DANOS NA CICLOVIA


A Câmara Municipal de Braga inaugurou no dia 23 de Dezembro de 2005, uma Ciclovia ao longo da Avenida D. João II.

A Ciclovia tem um piso construído em material betuminoso, pintado de cor esverdeada e a sua extensão é de aproximadamente 4 km.

Hoje dia 18 de Setembro de 2008, passei pela mesma e verifiquei que em grande parte da sua extensão o piso está a ser removido (fresado), para colocação de uma nova camada de betuminoso, suponho eu.

À vista “desarmada” parece-me que o piso esta em boas condições, não existindo necessidade para colocação de um novo tapete.

Não compreendo como é que uma obra que nem 3 anos de existência tem e que supostamente sofre um desgaste fraco, visto, o piso estar sujeito a cargas baixas (bicicletas), já precisar de obras de requalificação. Será isto causado devido a fraca qualidade do material e da execução da obra ou será uma questão distinta e pouco transparente?

A minha questão é simples: O custo associado a obra de requalificação é deduzido aos cofres da câmara municipal ou a obra tem alguma espécie de garantia?

O gasto desnecessário de recursos naturais empobrece o Planeta dia após dia. Temos que prever as consequências dos nossos actos, para evitar males maiores.

Sem comentários: