terça-feira, 15 de dezembro de 2009

NO POUPAR É QUE ESTÁ O GANHO


Quer saber quanto pode poupar (€) na sua casa com o simples gesto de substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes?

Quer saber em quanto pode reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera?

Aqui vai uma ferramenta simples e útil para calcular as suas poupanças:
http://www.ecocasa.pt/simuladores/simuladorComparacoes/lightReplacement.php

Não se esqueça que a lâmpada fluorescente não só tem a vantagem de reduzir o consumo de energia eléctrica, bem como traz a vantagem de ter uma duração média de vida cerca de 10 vezes superior a lâmpada tradicional.

Importante: nunca coloque as lâmpadas fluorescentes num ecoponto comum, use sempre um Electrão para lâmpadas.

Localização dos Electrões para lâmpadas no concelho de Braga:
BRAGA RETAIL CENTER;
CENTRO COMERCIAL MINHO CENTER.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O mesmo de sempre…


A Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos (EWWR) que está actualmente a decorrer e que termina no dia 29 de Novembro, passou ao lado no concelho de Braga, como seria de esperar…

De quem será a culpa desta inércia na cidade de Braga, no que toca a temática “Ambiente”?!

Será que existe alguma Organização não Governamental no nosso concelho? Será que existe o Pelouro do Ambiente no seio da nossa câmara municipal? E a oposição?

Sinceramente acho que não, e a culpa é de todos nós mas sobretudo das pessoas que se dizem preocupadas com a sustentabilidade da cidade de Braga mas que só sabem falar do problema do rio Este. Sim porque falar do problema do rio Este está na moda mas trabalhar sobre o assunto...

Solicitar o apoio da Universidade do Minho não seria uma ideia descabida, ouvi dizer que existe por lá o curso de Engenharia Biológica… Devem saber alguma coisinha de requalificação de rios e ribeiros…

Vamos acordar e por mãos à obra antes de 2013!

http://www.dreamer.pt/eunaofacolixo.com/

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Será desta?


A Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos (EWWR) é mais uma actividade de caris ambiental a ser incluída na agenda Europeia. Decorrerá de 21 a 29 de Novembro de 2009.

A organização deste evento em território nacional ficou a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente, sendo esta a responsável pela validação das actividades propostas e registo dos preponentes.

Esta é mais uma oportunidade para a cidade de Braga demonstrar que realmente se preocupa com a temática do ambiente, pedalando no sentido da sustentabilidade e não continuando a remar contra a maré.

As candidaturas deverão ser entregues entre o mês de Setembro e o mês de Outubro de 2009. Espero que a CMB tenha a razoabilidade de se candidatar.

Vamos tentar não deixar escapar a oportunidade de participar neste evento. Vamos tentar ser mediáticos pela parte positiva e não pela negativa como tem sido o nosso apanágio.

Não podemos perder esta oportunidade! Eu como cidadão bracarense tenho o desejo de poder no futuro sentir que realmente resido num local privilegiado e não ter que ser relembrado constantemente pelos cartazes publicitários, que “É Bom Viver em Braga!”.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Separar?


Venho por este meio, tentar esclarecer (expor) umas dúvidas relativas a triagem dos Resíduos Sólidos Urbanos efectuada no concelho de Braga.

A maioria dos cidadãos Bracarenses sabe que “deve” colocar os seus resíduos de papel/cartão no ecoponto azul e os seus resíduos de plástico/metal no ecoponto amarelo. Embora a separação dos resíduos feita em casa e nalguns comércios/empresas, seja um esforço acrescido nas nossas tarefas do quotidiano, somos recompensados pelas inúmeras vantagens tanto a nível ambiental como económico.

A minha dúvida é simples. Qual o motivo que justifica a recolha conjunta dos resíduos acondicionados nos ecopontos amarelos e azuis por parte dos camiões de recolha da empresa multimunicipal, Braval? O que devemos dizer aos munícipes Bracarenses, quanto ao esforço desnecessário que eles executam diariamente, sim, é que aquilo que eles separam para os respectivos ecopontos é novamente misturado nos camiões de recolha.

Outra dúvida é o facto de ter sido decidido por parte do Ministério do Ambiente, que as embalagens de cartão para líquidos alimentares (vulgo tetra pak) deveriam ser colocadas nos ecopontos amarelos. Como se torna viável o cumprimento desta norma, se existe uma mistura dos resíduos acondicionados nos ecopontos amarelos com os resíduos dos ecopontos azuis, antes dos mesmos chegarem a Braval?

Quanto a primeira dúvida tenho uma possível explicação, talvez com este tipo de gestão seja possível a empresa Braval, reduzir os custos da recolha dos resíduos mas não seria vantajoso adquirir camiões com caixa dupla, para poder recolher os resíduos ao mesmo tempo mas separadamente, não se valorizaria assim o trabalho dos munícipes e a triagem não se tornaria mais eficiente?

terça-feira, 5 de maio de 2009

Chipadas!


Todos nós já ouvimos falar dos chips para a identificação de animais de estimação. E se agora vos falar de chips para a identificação de árvores.

O sistema está a ser desenvolvido por um instituto brasileiro “Web Florestal Planet”, sediado em Cuiabá. O chip contém informações como espécie, altura e tamanho da árvore. Esta tecnologia foi desenvolvida para ser utilizada em áreas onde a extracção de madeira é feita de uma forma planeada, para conservar a floresta. Esta tecnologia permite o controlo das árvores que estão a ser removidas, isto a partir de uma central.

Não seria uma ideia descabida, o uso desta mesma tecnologia para o controlo do corte de árvores localizadas em zonas sensíveis.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Semana Europeia da Mobilidade - Tema para 2009


O tema para a Semana Europeia da Mobilidade do ano de 2009 será: “Melhoremos o Ambiente na Cidade”.

Nada foi organizado no Concelho de Braga, para a comemoração da Semana Europeia da Mobilidade no ano transacto, que decorreu do dia 16 ao dia 22 de Setembro de 2008, tendo como tema: “Ar Puro Para Todos!”.

Tenho a esperança que desta vez, o nosso Executivo Camarário deixe de elaborar textos sobre a sua preocupação para com as questões ambientais e ponha mãos a obra, aproveitando esta data simbólica, para resolver alguns dos problemas com que nos depararmos diariamente.

Estará a Cidade de Braga organizada e estruturada de forma a possibilitar a circulação de peões, de uma ponta a outra da Cidade, sem os sujeitar a diversos perigos?

Estará a Cidade de Braga realmente apta, para apoiar e fomentar o uso das bicicletas disponibilizadas aos estudantes da Universidade do Minho com o “Projecto BUTE”?

Estará a Cidade de Braga servida de um sistema de transportes públicos, justo e eficiente?

Tantas perguntas para as quais temos a resposta na ponta da língua…. Não!

terça-feira, 28 de abril de 2009

"Aqui Não!!!"


A publicidade não endereçada, colocada nas nossas caixas de correio, é uma fonte de poluição que não pode ser menosprezada.

Cada um de nós tem que por a mão na consciência e avaliar se realmente tira partido da publicidade que recebe diariamente.

Existe um autocolante que se pode colocar na parte exterior das caixas de correio, igual a imagem postada.

Eu vou colocar o referido autocolante na minha caixa de correio. Recebo diariamente dezenas de panfletos publicitários que não só não me trazem qualquer benefício, como me obrigam ao trabalho de triagem e colocação no devido ecoponto. Para não falar do incentivo ao consumo.

Se quiserem saber mais, podem consultar a Lei n.º 6/99, de 27 de Janeiro de 1999.

“A produção de resíduos de papel resultantes de publicidade não endereçada numa zona urbana é de aproximadamente 20 kg/habitante/ano.” Fonte: Agencia Portuguesa do Ambiente.

terça-feira, 31 de março de 2009

"Parque arborizado de Lamaçães"

Que acham da construção do chamado, pelo executivo camarário, "parque arborizado de Lamaçães"? Depois da "dieta" a que este autarca nos habitou durante 32 anos eu não tenho muitas dúvidas. Vai ser mais uma obra "para inglês ver" em vésperas de eleições, tal como foi a "ciclovia" em 2005.

Não deixa de ser curioso que ambas as obras eleitoralistas, e ambas feitas no Vale de Lamaçães, sejam uma caricatura ridícula daquilo que esta Câmara poderia ter feito em benefício dos seus munícipes, uma verdadeira ciclovia e um verdadeiro parque.

Em contrapartida temos um parque formado por prédios de qualidade construtiva duvidosa, numa ubanização onde se encontram todos amontoados, onde não há espaço para respirar, com ruas em que não se conseguem cruzam dois carros ligeiros, com uma auto-estrada a cortar a urbanização a meio e tudo sem planeamento de ordem alguma.

Mas a coroar tudo isto, e a tornar claro aquilo que alguns continuam hoje a recusar ver e ouvir, responde o ainda Presidente da Câmara com estas declarações ao Diário do Minho de 27 de Março de 2009: "o plano que fizemos foi para que este vale tivesse de tudo: habitações para todos os preços e espaços agradáveis e devidamente tratados". Disse ainda o actual edil que a zona urbana de Lamaçães "faz inveja a muita gente". (negrito meu)

Perante isto duas interrogações: plano? mas qual plano?; inveja? a quem?
Imagem de JC Marques, retirada de http://www.flickr.com/photos/jcmarques/2763179032/

sexta-feira, 13 de março de 2009

Cemitérios Cheios de Energia


Na cidade Espanhola de Santa Coloma de Gramanet, foi desenvolvido um novo conceito de Central Solar Fotovoltaica.

Foram colocados painéis fotovoltaicos, sobre as campas existentes num cemitério. Boa ou má ideia, a verdade é que a central produz energia limpa, suficiente para alimentar 60 fogos habitacionais.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pacote clima


A UE deu o mote, na última reunião plenária em Dezembro.


O pacote de medidas que norteará a política ambiental europeia foi finalmente assumido.
Para conhecê-lo dêem uma espreitadela a este trabalho notável da minha cara amiga Teresa Silva: aqui.

A Europa dá, mais uma vez, o exemplo, oxalá despolete um movimento internacional de acção.
Nós por cá, na augusta cidade de Braga, temos de nos contentar com o trabalho das Empresas Municipais e da própria Câmara que, não desmerecendo, poderia ser bem mais activo. Faltam medidas de eficiência energética na autarquia, faltam iniciativas de promoção do respeito pelo ambiente por toda a cidade. Falta ainda muita sensibilização e pedagogia.

Porque não exigir que a frota ao dispor da Câmara cumpra os objectivos deste novo pacote. Emissão média de 125g já, como critério mínimo claro. Mais do que uma promessa este deveria ser um objectivo.

Aumento de 20% de eficiência energética face aos níveis actuais.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Lixo?


Foi inaugurada no dia 21 de Janeiro de 2009, a primeira unidade mundial de reciclagem de resíduos de cortiça.

A cortiça reciclada nesta unidade irá dar origem a produtos de cortiça, tal como:
Aglomerados; isolamentos; juntas de dilatação, revestimentos; entre outros.

Para saber mais:
http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?articleID=2670&categoryID=567

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

ECOCENTRO... ONDE?



Os Ecocentros são um local onde as pessoas podem depositar de uma forma gratuita, os seus velhos equipamentos eléctricos/electrónicos (electrodomésticos, computadores, entre outros), monstros (resíduos volumosos) e pneus.

No concelho de Braga, o único local onde se podem colocar esse tipo de resíduos, situa-se nas instalações da BRAVAL, empresa multimunicipal de valorização e tratamento de resíduos sólidos. Nas suas instalações todos os resíduos eléctricos e electrónicos são ou deveriam ser devidamente acondicionados e posteriormente enviados para destino apropriado, para aí se dar o desmantelamento e valorização de grande parte dos seus componentes, sendo eliminados somente as partes sem aproveitamento possível.

Quantas pessoas estarão devidamente informadas, relativamente a localização do Ecocentro que serve os cidadãos Bracarenses, e quais os resíduos que lá podem ser depositados?

Penso que a Empresa Multimunicipal BRAVAL, deveria divulgar de uma forma mais eficaz as suas potencialidades, enquanto sistema de recolhe, triagem e valorização de resíduos sólidos urbanos. Talvez assim, se pudessem evitar situações como aquela que podemos visualizar na imagem.

Aqui fica o local onde se devem colocar de uma forma responsável os resíduos eléctricos/electrónicos, monstros e pneus:

Localização da BRAVAL – Serra do Carvalho, Estrada Nacional 103 que liga Braga a Póvoa de Lanhoso, km 51.

Morada – Rua do Aterro, Freguesia de Covelas, Póvoa de Lanhoso.

Não se esqueça que aquilo que para si é lixo, pode ter valor para outras pessoas. Reutilizar sim! Atirar fora não!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

“Comparateur Eco-Déplacement" – Utensílio de Cálculo


O programa de cálculo desenvolvida pela Agence de l´Environnement et de la Maîtrise de l´Energie (ADEME), homóloga Francesa da Agência para a Energia (ADENE), serve para comparar o impacto ambiental das nossas deslocações, consoante o meio de transporte escolhido.
Pode aceder ao programa e visualizar a quantidade de CO2 e de petróleo equivalente, que produz diariamente nas suas viagens, clicando no seguinte link: